domingo, 20 de abril de 2008

Acústico MTV Lenine




Show de talento, show de letra, show de música, show de domínio com as palavras. Poderia estar falando do Chico (Buarque) que também bate um bolão (literalmente) nessa área, mas hoje eu tô falando do Lenine.Morro de inveja desses caras que fazem o que querem com as palavras e a utilizam como pura ferramenta de trabalho. Constróem, destróem, esculpem a música brincando com sons, homônimos, parônimos, aliterações e tudo que der samba, ou MPB, ou Baião, ou Rock, enfim.


Analise “Construção” do Chico, frase por frase. Ele usa exatamente cada palavra como um tijolo pra construir a letra e o resultado é o que eu chamo de perfeito. É um elogio à nossa inteligência – principalmente pra quem, como eu, trabalha com a língua portuguesa. Acho que é a minha maior inveja...rs. Tiro o meu chapéu pra esses dois em particular.


Não estou fazendo aqui uma apologia ao falso “cult”. Não acho que só isso é bom ou deva ser consumido. Pelo contrário. Eu não tenho problema nenhum em ouvir Ana Carolina e Seu Jorge, sou fã do Fábio Jr. desde que eu aprendi a falar, canto Charlie Brown Jr e CPM 22 sem traumas, danço samba, canto pagode, adoro o Alexandre Pires e o Frank Sinatra. Aos intelectualóides de plantão um apelo: parem com os rótulos. Música é como remédio, tem um pra cada problema.


Dá pra ser culto, ouvir o que é bom e inteligente, mas dá pra se acabar dançando funk numa festa. O negócio é ter bom senso e ser feliz. É bom pro corpo e a alma agradece. Que se dane o que os outros vão pensar de mim (isso é letra de bolero, não é?) rs

Quem nunca ouviu Lenine, assista ao Acústico da MTV ou simplesmente demore uns minutinhos em qualquer CD. Vocês vão entender o que estou dizendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário